segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O que é SEO - search engine optimization

SEO (search engine optimization) em português significa otimizar o site nos mecanismos de busca (Google, Bing...). O que seria isso?

Os mecanismos de busca possuem robôs ou spiders (aranhas) que percorrem os sites com o objetivo  de indexar seus devidos conteúdos, ou seja, armazenar em uma base de dados, todos os textos, imagens (nome da imagem, atributos alt e tittle) e arquivos. Com esses dados armazenados, os mecanismos de busca fazem com que através de uma consulta por palavras-chave, seja retornado um resultado relevante ao que está sendo pesquisado.

O papel do SEO é facilitar, ajudar e promover o conteúdo contido no site a ser entendido e indexado pelos mecanismos de busca. Para que isso seja realizado de maneira eficaz, existem várias técnicas que facilitam esse objetivo.
Essas técnicas podem ser divididas em fatores ONPAGE e OFFPAGE.

SEO ONPAGE



Caracteriza-se especificamente no conteúdo do site. Fazer com que determinadas “palavras-chave” sejam mais significativas e possam ser frutos de visitas através de consultas nos mecanismos de busca.
Utilizar um bom título da página juntamente com algumas tags como meta title, meta description, h1, h2,h3, strong a(link) entre outras, já fazem parte de uma estratégia SEO.
Os links são muito importantes principalmente quando o texto dele corresponde ao conteúdo que será apresentado após a visualização do mesmo.


SEO OFFPAGE



Esse fator corresponde ao que será “ligado” ao seu site através de outros. Um exemplo bem claro seria a quantidade de links de outros sites apontando para o seu site. Porém não basta apenas ter links para seu site e sim ter links relevantes.
Essa relevância parte de alguns princípios como tempo que o link existe, Page rank da URL, texto contido nele entre outros.

Em breve especificarei melhor os fatores ONPAGE e OFFPAGE e serei mais profundo nas técnicas de SEO.